biblioteca virtual

O IHF conserva um acervo bibliográfico, iconográfico e documental raro sobre o século XIX brasileiro, constituído a partir da incorporação das Coleções Arnaldo Machado Florence, Dr. Érico João Siriuba Stickel, Dra. Rosemarie Erika Horch, Profa. Dra. Ana Maria Camargo, Rubens Borba de Moraes e membros da Família Florence.

Com o compromisso de disponibilizar seu acervo de forma gradual na web (trabalho em andamento), em 2011 o IHF firmou parceria com a Brasiliana USP e o Laboratório de Engenharia de Conhecimento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (KNOMA) para o desenvolvimento de uma biblioteca virtual que atendesse às necessidades específicas do projeto.

Em 2019 todo o conteúdo foi transferido para a plataforma DSpace, disponibilizando não somente itens do próprio acervo do IHF, mas também documentos cedidos por instituições nacionais e estrangeiras parceiras.

Entre elas estão o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Bibliothèque Nationale de France (BNF), Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Arquivo Nacional, Fundação Biblioteca Nacional e Centro de Memória da UNICAMP.

Até o final de 2020, através de projeto realizado pela Mercúrio Digitalizações com o apoio do Edital ProAC nº 25/2019 - Implantação de Bibliotecas Digitais, da Secretaria da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, o repositório digital do IHF receberá recursos para pessoas com deficiência visual e mais 500 novos itens – entre eles, vários manuscritos de Hercule Florence.

Boa pesquisa!

Clique aqui para começar sua pesquisa


Voltar