Notas & Reflexões

Artigo

Artigo analisa as propriedades açucareiras e cafeeiras homenageadas por Carlos Gomes e Hercule Florence

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX, um artigo de Maria Alice Rosa Ribeiro e Lenita Waldige Mendes Nogueira

A descoberta de que o maestro compositor Carlos Gomes escreveu peças para piano com os nomes de engenhos e fazenda de propriedade da família Teixeira Vilela, grandes proprietários de terras de Campinas, foi o ponto de partida para as autoras Maria Alice Rosa Ribeiro e Lenita Waldige Mendes Nogueira para escrever o artigo intitulado “Música no ar... Cachoeira, Santa Maria, Morro Alto e Saltinho. Teixeira Vilela, Hercule Florence e Carlos Gomes, Campinas, século XIX”.

Uma das propriedades, o engenho Santo Antonio da Cachoeira, foi imortalizada também pelas pinturas de Hercule Florence. O artigo tem como objetivo descrever as propriedades açucareiras e cafeeiras homenageadas pelo maestro compositor e pelo pintor, com base nos inventários post mortem; resgatar o papel da família dos proprietários na fundação e no desenvolvimento de Campinas açucareira e cafeeira; refletir sobre relações sociais e de amizade entre as famílias Teixeira Vilela, Florence e Gomes; estudar, com base nas partituras, a composição musical criada por Carlos Gomes. E, dessa forma, contemplar a história social e econômica - engenhos açucareiros, fazendas cafeeiras -, as artes plásticas e a música em Campinas do século XIX.

Indicação do IH: leia o artigo enquanto ouve a sequência da quadrilha de Carlos Gomes: Caxoeira (Engenho que Hercule Florence desenhou por volta de 1835), Morro Alto, Santa Maria, Saltinho e Mogy-Guassu.

Clique aqui para ter acesso ao artigo completo

Sobre as autoras

Maria Alice Rosa Ribeiro Professora Adjunta, Livre Docente aposentada, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara, SP e Pesquisadora Colaboradora do Centro de Memória CMU, UNICAMP, Campinas.

Lenita Waldige Mendes Nogueira é Professora do Departamento de Música do Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas.


Tags: hercule florence artigo carlos gomes música campinas