Notas & Reflexões

Artigo

Ascendência e juventude monegasca de um curioso do século XIX

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Publicado originalmente em francês na edição 41 dos Annales Monegasques, artigo em que o historiador Thierry Thomas analisa a infância e juventude de Hercule Florence ganha versão em português por iniciativa do IHF

Escrito originalmente em francês e publicado em 2017 nos Annales Monegasques, o artigo “Ascendência e juventude monegasca de um curioso do século XIX” do historiador Thierry Thomas, faz uma análise minuciosa sobre os ascendentes de Hercule Florence e sua vida antes da partida para o Brasil aos 20 anos.

+ Baixe aqui o artigo original em francês 

O artigo traduzido pelo Instituto Hercule Florence divide-se em três partes: na primeira, o autor examina o relato autobiográfico do artista viajante sobre sua infância e juventude em Mônaco, inserido em um manuscrito escrito entre 1837 e 1859, intitulado L’Ami des Arts livré à lui-même ou Recherches et découvertes sur différents sujets nouveaux. Na segunda parte encontra-se a transcrição do original de Hercule. Já a terceira trata-se da reprodução de uma carta de 1855 do franco-monegasco à sua segunda esposa, Carolina Krug Florence, em que comenta a única viagem que fez à Mônaco desde que embarcou para o Brasil.   

Para a análise, o autor se debruça na família materna (Augustine Vignali) de Hercule, os Vignali, conhecida como tradicionalmente artística, na carreira profissional do pai, Arnaud Florence, destrinchando os cargos, os salários, os desafios e as dificuldades da família no pequenino Principado de Mônaco que, na época, contava com apenas 1150 habitantes. Thierry Thomas também examina as condições culturais em que Hercule cresceu, após a morte do pai.

Abaixo, clique para baixar o artigo completo em sua versão traduzida para o português. 

Baixe o PDF da tradução em português do artigo "Ascendência e juventude monegasca de um curioso do século XIX Hercule Florence (1804-1879)", do historiador belga Thierry Thomas.

Download do artigo

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR