Notas & Reflexões

Publicações

E-book: Museu Paulista e as memórias narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence

terça-feira, 18 de maio de 2021

O IHF disponibiliza o download do e-book “Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien-Taunay e Hercule Florence”, uma parceria do Instituto Hercule Florence e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo

Em parceria com o Museu Paulista da USP, o Instituto Hercule Florence apresenta e disponibiliza o e-book “Museu Paulista e as memórias narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence”.

O livro digital foi organizado pela Profa. Dra. Ana Paula Nascimento, pesquisadora colaboradora do Museu Paulista da USP, e pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano.

Concebido a partir do aprofundamento dos conteúdos das palestras realizadas durante o seminário internacional de mesmo nome, realizado em novembro de 2019 no Teatro do Sesc Ipiranga, o livro conta com 14 artigos assinados por 20 autores. Entre eles, Ana Paula Nascimento, Maria Aparecida de Menezes Borrego, Iara Lis Schiavinatto, Antonio Florence, Francis Melvin Lee, Jacques Leenhardt, João Carlos Cândido Silva Libardi Santos, entre outros convidados.

A publicação está dividida em duas partes. A primeira traz artigos relativos a Aimé-Adrien Taunay, como a análise de sua biografia, a inserção do caderno de Adrien Taunay na Coleção Afonso Taunay do Museu Paulista da USP, a reconstituição do caminho percorrido pelo pintor relatada no manuscrito estudado, entre outros temas. Já na segunda, destaca-se a presença das obras baseadas em Hercule Florence no acervo do Museu Paulista, especialmente as encomendas realizadas nas décadas de 1920 e 1940. A questão das preocupações de Florence com a reprodução e a representação do real é outro tema abordado.

No artigo As velhas e novas parcerias que envolvem as famílias Florence e Taunay, Antonio Florence, presidente do conselho do IHF, traz um relato de cunho pessoal sobre as relações familiares entre os Taunay e os Florence, e destaca os principais objetivos do instituto: a pesquisa e a divulgação de documentos textuais e iconográficos relativos aos viajantes e às narrativas de viagem publicadas ao longo do século XIX, em especial de Hercule Florence.

Clique na imagem abaixo para baixar o e-book

 

Sobre a parceria IHF e Museu Paulista da USP

A parceria entre o Instituto Hercule Florence e o Museu Paulista da USP teve início em 2011, com a digitalização, o restauro, a transcrição e a tradução do manuscrito Caderno de Notas de Amado Adriano Taunay, pertencente ao acervo do MP/USP. Em 2015, com o apoio do Instituto de Física da USP, a pesquisa pôde ser aprofundada com a possibilidade de leitura da escrita a lápis que se encontrava oculta sob a tinta ferrogálica do manuscrito, revelando uma nova camada de registros sobre a História do Brasil no século XIX.

Durante 2019 e 2020, a parceria teve continuidade com o projeto “Hercule Florence: Patriarca da Iconografia Paulista”, por meio de pesquisa coordenada por Ana Paula Nascimento (Profa. Dra. Pesquisadora colaboradora do MP/USP), com supervisão de Maria Aparecida de Menezes Borrego (Profa. Dra. do MP/USP e supervisora técnico-científica do Museu Republicano de Itu – USP) e Francis Melvin Lee (Diretora do IHF).

Essas pesquisas resultaram no “Seminário Internacional Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence”, realizado em novembro de 2019, que discutiu a ampliação do conhecimento a respeito de Florence e seus trabalhos como ponto de partida às encomendas de pinturas para o Museu Paulista.

Em fevereiro de 2021 foi realizado, ainda, o webinário Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano, disponível no YouTube do IHF.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR