Notas & Reflexões

Reflexões

Os nascimentos de Hercule Florence

quarta-feira, 2 de junho de 2021

28 de fevereiro, 29 de fevereiro ou 9 de março de 1804. Afinal, qual foi o dia do nascimento de Hercule Florence? Explicamos aqui a saga para chegar à verdadeira data de aniversário desse artista viajante

Hercule Florence tinha acabado de fazer 20 anos quando embarcou em Toulon na fragata Marie Thérèse partindo para uma viagem de circum-navegação. Após 48 dias no mar, desembarcou no Rio de Janeiro. A história que se segue, de Expedição Langsdorff, de suas obras e a invenção do processo fotográfico muitos já conhecem. Mas e antes disso? E se voltássemos ao ano de 1804, quando Hercule nasceu, o que descobriríamos? Que, aparentemente, o franco-monegasco tem ao menos três datas de nascimento, sendo uma delas gerada por costumes de outras épocas e a outra por um erro de leitura em sua certidão de nascimento.

No manuscrito L’Ami des Arts livré à lui-même, redigido entre 1837 e 1859 como compêndio ilustrado de sua vida e obra e publicado em 2018 pelo instituto que leva seu nome, Hercule Florence descreve brevemente sua infância e data o seu nascimento como 29 de fevereiro. Na página 175 ele escreve: Nasci no dia 29 de fevereiro de 1804, em Nice, cidade dos Alpes Marítimos, tão conhecida por seu belo clima e suas laranjeiras.”

+ Saiba mais sobre a edição L’Ami des Arts livré à lui-même

Na biografia Hercule Florence (1900), Estevam Leão Borroul (1859 – 1914), seu biógrafo afirma também, logo na página 4, que o artista viajante teria nascido em 29 de fevereiro de 1804.

“Em Nice, capital (chef-lieu) do departamento dos Alpes-Maritimos, a 29 de Fevereiro de 1804, no mesmo ano em que Napoleão foi proclamado Imperador dos Francezes, corôado e sagrado pelo Papa Pio VII, e creada a Ordem da Legião de Honra - nasceu Hercules Florence...”

Já em 2006, William Luret, ex-jornalista da Radio Monte-Carlo, repórter freelance e escritor, publicou um artigo intitulado De Monaco au Bresil: Hercule Florence, voyargeur et inventeur oublie (De Mônaco ao Brasil: Hercule Florence, viajante e inventor esquecido) na edição de número 30 dos Annales Monegasques – Revue D’Histoire de Monaco Nele, Luret destaca que Hercule Florence havia se enganado quando anotou em seu diário sua data de nascimento. Segundo o escritor, muito provavelmente Hercule teria errado nos cálculos ao converter o calendário republicano, criado pela Convenção Nacional em 1792 – usado até 1806 –, durante o período revolucionário para simbolizar a quebra com a ordem antiga e o início de uma nova era na história da França e do renascimento.

“Sua certidão de nascimento menciona que Antoine Hercule Romuald Florence nascera em Nice, em 18 Ventoso ano XII, duas horas depois da meia-noite... Em seu diário, Hercule Florence indica que nascera em 29 de fevereiro de 1804. Na realidade erro, pois ao fazer a verificação em tabelas de conversão do calendário republicano em vigor durante a Revolução ele veio ao mundo em 9 de março de 1804.”

Para Thierry Thomas, historiador belga que se debruçou sobre vida e obra de Florence, o artista pode não ter se enganado. “Hercule, de verdade, não se engana totalmente. Muitas pessoas no passado, consideravam o dia do batismo como o dia de nascimento. Pode ser também que ele só consultou o registro de batismo e não o registro de nascimento”, diz.

Até aqui tínhamos, então, duas datas de nascimento: 29 de fevereiro, apontada por Hercule em seu diário, e por Bourroul na biografia, e 9 de março, apontada por Luret em seu artigo.

Porém, Luret não se atentou para o fato de Hercule Florence ter sido batizado no dia 29 de fevereiro, portanto, não teria como ter nascido em 9 de março. “Em 2010, quando cheguei ao IHF, li a cópia do documento que Luret usou para determinar esta data. Era a cópia do ato de nascimento oficial de Nice. Estava escrito alguma coisa que Luret leu ‘Dix Huit Ventôse de l'an XII’. 18 Ventoso ano 12 é o equivalente do 9 de março 1804”, explica Thierry.

Alguns anos depois, ao iniciar suas pesquisas on-line em Nice, Thierry encontra a prova do que supunha: havia um erro de leitura. “Na verdade, não está escrito ‘Dix Huit...’, mas sim ‘Du Huit Ventôse...’. Portanto, Luret leu ‘Dix Huit’ (dezoito) ao invés de ler ‘Du Huit’ (oito). No texto oficial do ato de nascimento, está escrito ‘né à Nice ce matin à deux heures après minuit’”, finaliza o historiador belga.

O documento oficial de nascimento diz:

“Do dia 8 Ventoso (Du Huit Ventôse), ano 12 da República Francesa

Certidão de nascimento de Romuald Florence, nascido em Nice esta manhã, duas horas depois da meia-noite, filho de Arna[ud] Florence, professor de desenho em escolas secundárias que mora na rue la raison, e Augustine Vignali...”

 

Ato de nascimento de Hercule Florence
Ato de nascimento oficial de Hercule Florence 

Du Huit Ventôse ao ser convertido para o calendário atual confirma que a data de nascimento de Hercule Florence é dia 28 de fevereiro de 1804. Já o seu batismo foi realizado no dia 29 de fevereiro, como demonstram os documentos a seguir.

Ao pesquisar a vida de Florence no país onde passou a infância, o historiador Thomas Fouilleron, especializado na história de Mônaco, comprova a descoberta de Thierry. Em seu longo artigo intitulado Quitter son pays. Monaco en 1823 e publicado no catálogo da exposição Hercule Florence: Le Nouveau Robinson, realizada em 2017 no Nouveau Musée National Monaco, Fouilleron afirma, após ter acessado aos documentos, que a certidão de nascimento de Hercule Florence está datada como 8 Ventôse an XII (28 de fevereiro de 1804). Além disso, ele foi registrado apenas como Romuald, tendo recebido seu nome completo – Antoine Hercule Romuald – apenas no dia seguinte, 29 de fevereiro, em seu batismo.

A vida de Hercule pode ter começado ali, em Nice, no dia 28 de fevereiro de 1804. Dali vai para Mônaco e, finalmente, para o Brasil, país em que se fixa como viajante, pintor, desenhista, inventor, agricultor, professor... Com tantas vidas e tantos talentos, poderia Hercule Florence ter tido apenas uma data de nascimento?  


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR