hercule florenceexpedição langsdorff

O conteúdo desta página consiste em um mapa interativo baseado nos locais percorridos e mencionados por Hercule Florence na seção Voyage Fluvial du Tiété à l’Amazonie do conjunto documental L’ami des Arts livré à lui-même. Nessa versão, escrita ao longo de vinte anos, o viajante e inventor revisita, sua participação como desenhista no que ficou conhecida como Expedição Langsdorff, viagem de estudo de História Natural patrocinada pelo Império Russo e encabeçada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, médico alemão naturalizado russo e cônsul da Rússia no Império do Brasil.

Os locais por onde Florence passou entre os anos de 1825 e 1828 nas províncias de São Paulo, Matto-Grosso e Grão-Pará, citados em seu relato, foram levantados, assim como suas respectivas localizações.

Cada lugar sinalizado no mapa foi averiguado a fim de se obter o maior grau de confiabilidade possível. Dentre as fontes que corroboraram este trabalho, estão documentos anteriores, contemporâneos e posteriores ao Voyage Fluvial, a exemplo de outros relatos de viajantes, mapas, bases de dados cartográficas, relatórios institucionais e depoimentos de habitantes locais. Após a pesquisa os locais foram georreferenciados em uma base cartográfica a partir do programa Google Earth e estão disponíveis de forma interativa em conjunto com trechos do relato de viagem e imagens produzidas por Hercule Florence.


Ficha Técnica

Pesquisa João Carlos Cândido Santos e Moema de Bacelar Alves
Elaboração do mapa João Carlos Cândido Santos
Seleção de imagens e passagens do texto Moema de Bacelar Alves
Design e produção Lucas Biagio Aguilera

Comece a sua expedição

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR