projetosem andamento

Catálogo Patriarca da Iconografia Paulista

Catálogo Patriarca da Iconografia Paulista

Apresentação do conjunto de obras a óleo e azulejaria que compõem o acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP/USP) e do Museu Republicano de Itu no âmbito da parceria firmada entre o museu e o IHF.

190 anos

190 anos

Evento comemorativo em forma de seminário, programado para maio de 2023, realizado no Instituto Moreira Salles, como celebração dos 190 anos da descoberta do processo fotográfico por Hercule Florence.

190 anos

200/220

Conjunto de ações em espaço culturais, programado para 2024, em comemoração aos 200 anos da chegada de Hercule Florence ao Brasil e 220 anos de seu nascimento. O projeto prevê exposição sobre vida e obra do artista-viajante no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), em parceria com a Secretária de Cultura de Campinas, Unicamp, Museu da Imagem e do Som (MIS), entre outras instituições.

Zoofonia

Zoofonia

Este projeto editorial reúne uma coletânea de artigos de vários autores sobre zoofonia, bioacústica e música contemporânea, com visões e leituras sobre esse trabalho de Hercule. A publicação conta com a organização de Luís Felipe Toledo, professor da Unicamp e curador da Fonoteca Neotropical, a maior da América Latina, com mais de 58 mil gravações catalogadas.

Biografia astrológica

Biografia astrológica

Projeto editorial de interpretação dos mapas astrológicos dos principais eventos relacionados à vida e à obra de Hercule Florence.

Ensaio biográfico

Ensaio biográfico

Interpretação psicanalítica dos impulsos e decisões de Hercule Florence ao longo de sua vida.

Para o primeiro semestre de 2025 está prevista a publicação de três obras de Hercule Florence em torno da Expedição Langsdorff: Viagem Fluvial, Carnet de dessins e Continuation. Por ocasião dos lançamentos, haverá exposição dos fotógrafos Cássio Vasconcellos e Araquém Alcantara e seminário com curadoria de João Mesquita, editor do site Mar Sem Fim.

Viagem Fluvial

Viagem Fluvial

Nova edição do Viagem Fluvial do Tietê à Amazônia pelas Províncias de São Paulo, Mato Grosso e Grão Pará, de Hercule Florence, em parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), edição de Plinio Martins Filho e projeto gráfico de Gustavo Piqueira.

Carnet de dessins

Carnet de dessins

Nova edição do Projeto de publicação da análise iconográfica constante no caderno de esboços de Hercule Florence executado durante a Expedição Langsdorff. O original desse caderno pertence à Biblioteca Nacional da França.

Continuation

Continuation

Transcrição e tradução para o português do Diário de Viagem de Cuiabá a Belém, manuscrito enviado por Hercule Florence para a Rússia no final da Expedição Langsdorff. Trata-se da segunda parte do relato: a primeira foi escrita e enviada pelo próprio Barão de Langsdorff. A apresentação da edição é de Maria de Fátima Costa.

Thekla Hartmann

Thekla Hartmann

Reedição do livro A contribuição da iconografia para o conhecimento de índios brasileiros do século XIX, estudo da antropóloga Thekla Hartmann, originalmente publicado como parte da Coleção Museu Paulista, em 1975. O lançamento da publicação será realizado no segundo semestre de 2025 e prevê exposição com curadoria de Francis Melvin Lee no Museu de Etnologia e Antropologia da USP (MAE-USP) e palestras.

Anedotas

Anedotas

Edição comentada das histórias coletadas por Hercule Florence durante a expedição Langsdorff constantes nos manuscritos Livre d'annotation et de premiers matériaux, L’ami des Arts e Continuation de l'Esquisse du voyage de Mr. De Langsdorff dans l'intérieur du Brésil, depuis 7bre. 1825 jusqu'en Mars 1829.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR