institucionalsobre

O interesse pela vida e a obra do instigante personagem que lhe empresta o nome é o ponto de partida para a constituição do Instituto Hercule Florence – de Estudos da Sociedade e Meio Ambiente do Século XIX Brasileiro, em 2006. O IHF surge do desejo de reunir, preservar e divulgar todo o acervo disponível sobre o artista, viajante e inventor franco-monegasco, que aportou em 1824 no Brasil, onde se estabeleceu, deu origem a uma numerosa família, desenvolveu pesquisas – inclusive as que levaram à descoberta do processo fotográfico – e viveu até a sua morte, em 1879.

A partir dessa homenagem, motivada pela admiração do fundador Antonio Florence pela biografia e as realizações do tetravô, o instituto logo amplia sua atuação para pensar e difundir o Brasil oitocentista, rota de viajantes europeus que elegeram a relação homem-natureza como objeto de pesquisa científica e inspiração artística.

Missão

Preservar e divulgar vida e obra de Hercule Florence e o Brasil do século XIX. Promover reflexões a partir do passado de forma a contribuir para o entendimento do presente.

Fruto dessa visão ampliada, o objetivo do instituto firma-se como a pesquisa, a conservação e a divulgação de documentos textuais, iconográficos e fotográficos relativos ao século XIX brasileiro - período em que o Brasil nasce e consolida-se como nação independente. Preservar esse passado, refletir e produzir conhecimento a partir dele é uma forma de contribuir para o entendimento do presente.

Ao longo desses anos, o IHF reuniu um acervo de mais de 10 mil itens. Entre os destaques está a coleção de 2 mil documentos relacionados à vida de Hercule Florence (1804-1879), preservados por Arnaldo Machado Florence, bisneto de Hercule e um dos primeiros estudiosos e divulgadores de sua obra. A chegada desta coleção ao IHF, em 2010, representou um marco, pois foi a primeira vez que manuscritos originais do artista e inventor passaram a integrar o acervo.

Visão

Ser referência na articulação de informações e fonte acessível e confiável sobre Hercule Florence e o Brasil oitocentista.

Uma das principais ações do IHF nos últimos anos foi a publicação de uma edição impressa e encadernada contendo a íntegra do manuscrito L’Ami des Arts livré à lui-même, de Hercule Florence, que traz, além de sua autobiografia, também a descrição de suas invenções e a versão final do relato da Expedição Langsdorff (1825-1829), da qual participou como desenhista, pouco depois de chegar ao Brasil, com apenas 20 anos de idade. Essa primeira iniciativa editorial envolveu as etapas de restauro, digitalização, transcrição, tradução e publicação de fac-símile do manuscrito de 423 páginas, editado pela primeira vez de forma integral. A obra digitalizada foi colocada à disposição do público e de outras instituições no site do IHF.

A elaboração de um mapa interativo com o roteiro da expedição, contendo trechos e imagens desse relato, por meio da plataforma Google Earth, é outro exemplo de ação do instituto. Por fim, merece destaque a exposição O olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros, que apresentou livros, desenhos, fotografias e objetos arqueológicos relativos à expedição, realizada pela primeira vez em 2015 na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em São Paulo.

Essas ações são exemplos da atuação do IHF na preservação e divulgação de documentos importantes para a compreensão do século XIX, reforçando nossa abertura para parcerias com outras instituições e nosso compromisso de congregar a memória, preservá-la, estudá-la e difundi-la para o presente e para o futuro.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR