O Instituto Hercule Florence conserva em seu acervo cinco manuscritos originais de Hercule Florence - sua autobiografia, três diários e um caderno de correspondências -, redigidos por ele em francês, e que fazem parte de um projeto do IHF de realizar suas transcrições para o francês e as traduções para o português e o inglês.
A primeira iniciativa nesse sentido foi o restauro, a digitalização, a transcrição e a publicação em fac-símile da autobiografia de Florence, L’Ami des Arts Livré à Lui-même (1837-1859), também disponível para download gratuito no site do IHF.
Agora, disponibilizamos para download o Livre d’Annotation et de Premiers Materiaux (Livro de anotações e de primeiros materiais, 1830), o mais antigo do artista-inventor conservado pelo IHF, com transcrição e notas de Thierry Thomas, e tradução para o português de Mariana Suter (texto) e Alexandre Rabelo (notas), e revisão de Marília Scalzo.
Nas páginas e fragmentos deste diário estão as anotações feitas por Florence após a Expedição Langsdorff (1825-1828), quando ele estava de volta a São Paulo. Há listas de desenhos enviados à Rússia e estudos de filatura (que podem ter sido influenciados por técnicas de cestaria indígena).
Aqui encontramos também suas pesquisas já adiantadas sobre a poligrafia (inclusive com desenho dos materiais necessários), a ordem palmiana, a zoofonia e outras invenções, reunindo um turbilhão de ideias despertadas pela viagem, que o acompanharia ao longo de toda a sua vida.
Detalhe da página 131 de Livre d’Annotation et de Premiers Materiaux. Imagem da página à esquerda, transcrição no original francês ao centro, e tradução em português da transcrição à direita.
Livre d’Annotation et de Premiers Materiaux está disponível para download no formato PDF, com a transcrição do original em Francês e versão em Português.
Download
Peso aproximado: 150MB