institucionalparcerias

O Instituto Hercule Florence tem entre seus objetivos principais estabelecer parcerias com centros culturais, museus, bibliotecas, institutos de pesquisa e outras instituições ou pessoas físicas que atuem em pesquisa, conservação e divulgação de documentos históricos. Conheça a seguir alguns dos nossos principais parceiros.

Instituto Moreira Salles

Produtiva parceria com uma das mais importantes instituições de fotografia do Brasil na realização das últimas ações realizadas opelo IHF: o Seminário Internacional Cento e Noventa Anos dos Experimentos Fotográficos de Hercule Florence e as análises físico-químicas de objetos fotográficos de Hercule Florence.

Getty Conservation Institute

Em 2022 o IHF recorreu a uma das principais instituições do mundo no quesito conservação de fotografia para realizar as análises físico-químicas de três objetos fotográficos de Hercule Florence. Toda a pesquisa foi apoiada pelo Getty Conservation Institute. Art Kaplan, cientista adjunto da instituição foi o responsável por este estudo.

Laboratório HERCULES

A unidade de investigação da Universidade de Évora, vocacionada ao estudo e à valorização do patrimônio cultural, é uma das principais referências em tecnologia de análises laboratoriais de arte e cultura. Ao lado do Getty, foi a instituição parceira do IHF nas análises físico-químicas das fotografias de Hercule Florence realizadas em 2022.

Museu Paulista da USP e Museu Republicano de Itu

Entre as realizações desta parceria, iniciada em 2011, destacam-se a disponibilização na internet do álbum de desenhos Viagem Pitoresca a Mato Grosso e os projetos Caderno de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence: Patriarca da Iconografia Paulista.

Instituto de Pesqisas Energéticas Nucleares

Coerente com a missão de preservação de seu acervo, o IHF recorre aos serviços do IPEN para a desinfestação e desinfecção de livros e outros documentos textuais por radiação gama, que elimina insetos e fungos de diferentes suportes.

Biblioteca Brasiliana Guta e José Mindlin

Pela afinidade de interesses e objetivos com o IHF, trata-se de uma profícua parceria, cuja primeira realização foi a exposição O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros (2015). As instituições também são parceiras na criação do Mapa Interativo da Expedição Langsdorff.

Google Arts & Culture

Desde 2020 o IHF apresenta a trajetória e as obras de Hercule Florence na plataforma digital Google Arts & Culture, ao lado dos principais museus do mundo, ampliando a visibilidade das obras do acervo e das exposições virtuais com parceiros. .

Wikipedia

Em 2020, o IHF firmou com a Wikipedia uma parceria GLAM, por meio da qual disponibilizou parte de seu acervo de imagens digitais para serem carregadas no Wikimedia Commons e Wikidata utilizando licenças livres.

Nouveau Musée National de Monaco

Parceiro na exposição Hercule Florence: Le Nouveau Robinson, realizada em 2017 em Mônaco. Resultado de cinco anos de pesquisa, apresentou pela primeira vez ao público europeu o inventor franco-monegasco.

Festival Hercule Florence de Fotografia

Realizado desde 2007 na cidade de Campinas (SP), o festival homenageia o artista e inventor franco-monegasco, que se mudou para a cidade em 1830. O IHF já realizou troca de ideias e promoveu lives em conjunto com a organização do festival.

Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta (Laboratório SENAI-SP)

Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta (Laboratório SENAI-SP)

Implantado pelo SENAI-SP em parceria com a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), o laboratório realiza serviços de preservação, conservação e restauro de documentação gráfica.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ACEITAR