Historiador é responsável por resgatar o pioneirismo de Hercule Florence.
Fotógrafo, historiador da fotografia e professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), onde leciona desde 1987, Boris Kossoy recebeu, no dia 25 de setembro de 2025 (quinta), às 15h, o título de Professor Emérito dessa instituição. A cerimônia aconteceu no Auditório Freitas Nobre – CJE (Prédio 2), na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária – São Paulo/SP, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=tqbz7KAGGGY .
Para o Instituto Hercule Florence é motivo de grande orgulho e alegria acompanhar de perto as realizações desse grande pesquisador, especialmente por seu trabalho ser tão intimamente ligado à história da família Florence e do IHF.
Na década de 1970, Kossoy mudou o curso da historiografia da fotografia com suas pesquisas que resgataram e comprovaram a invenção precursora da fotografia no Brasil, em 1833, por Hercule Florence (1804-1879), publicadas no livro Hercule Florence: a descoberta isolada da fotografia no Brasil (4ª. edição, Edusp, 2021), referência fundamental para o estudo da trajetória do artista-inventor e de seus experimentos pioneiros de "impressão pela luz".
De alcance internacional, a obra já foi traduzida para quatro línguas. O IHF teve a honra de apoiar suas traduções para o francês (Hercule Florence: La découverte isolée de la photographie au Brésil, L'Harmattan, França, 2016) e para o inglês (The Pioneering Photographic Work of Hercule Florence – Routledge History of Photography, com prefácio de Robert Hirsch; Taylor & Francis/Routledge, 2017). O livro tem ainda edições em alemão (Hercule Florence: Die unabhängige Entdeckung der Fotografie in Brasilien, Lit Verlag, Viena, 2015) e espanhol (Hercule Florence: El descubrimiento de la fotografía en Brasil, INAH, México, 2011; e Hercule Florence: El descubrimiento aislado de la fotografía, Cátedra Ed., Madri, 2017).
Boris Kossoy também tem participado, junto ao IHF, de importantes atividades ligadas à divulgação do legado de Hercule Florence no Brasil e no exterior. Em 2018, apresentou uma fala na Conferência Monumentos Fotográficos – A construção visual do patrimônio do século XIX, na Universidade Lusófona, em Leria (Portugal).
Em 2022, foi um dos integrantes das análises de três objetos fotográficos do inventor, realizadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (Portugal) em parceria com o Getty Conservation Institute (Los Angeles), o Instituto Moreira Salles (IMS) e o IHF.
No Seminário Internacional Cento e Noventa Anos dos Experimentos Fotográficos de Hercule Florence, realizado em 2023, em uma parceria do IMS com o IHF, Kossoy participou de uma mesa no dia da abertura do evento. Na ocasião, o IHF, representado por seu fundador Antonio Florence, tetraneto de Hercule, entregou uma placa de agradecimento ao historiador por seu trabalho de décadas sobre a obra do antepassado da família.
O IHF parabeniza e deseja muito sucesso ao Professor Emérito Boris Kossoy. Que este merecido título seja mais um grande incentivo para seus projetos vindouros!