Coordenada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), mostra reúne documentos do acervo do IHF relacionados à atuação profissional do modernista
Em parceria com instituições que preservam arquivo relacionados à atuação profissional e à vida de Rubens Borba de Moraes e seus interlocutores, entre elas o Instituto Hercule Florence (IHF), a exposição "Um protagonista invisível", coordenada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), será inaugurada no dia 6 de março na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Com curadoria de Silvana Arduini e Nicholas Betoni, bibliotecário do IHF, a mostra reúne documentos que permitem os visitantes percorrerem a trajetória dessa figura emblemática no universo dos livros e das bibliotecas. São mostrada as várias facetas do modernista como bibliotecário, bibliófilo e bibliógrafo. Organizado em sete seções, o percurso começa pela origem familiar, passa por sua formação na Europa, traz o contexto da São Paulo de 1919 a 1922, que está em pleno processo de industrialização. Em seguida é apresentada as relações de Moraes com os modernistas e a realização da Semana de Arte Moderna, e os desdobramentos desta, como a publicação de revistas modernistas e posteriormente a criação do Departamento de Cultura de São Paulo, e a consequente difusão de bibliotecas e bibliotecários.
Outro aspecto apresentado é a formação de Rubens como bibliotecário e em seguida como professor de Biblioteconomia e a criação de cursos da área. A atuação de Rubens como bibliotecário em instituições públicas também faz parte do percurso. Atenção especial será dada aos trabalhos na Biblioteca Pública de São Paulo, na Biblioteca Nacional, na Organização das Nações Unidas e na Universidade de Brasília. Por último, os espectadores da exposição são convidados a observar o legado de Rubens a partir da perspectiva de uma atuação empenhada, especialmente no que diz respeito ao papel e lugar do bibliotecário do século XXI. Um dos seus legados pode ser mensurado através de sua coleção de obras raras, que hoje compõe a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo; além das obras produzidas por ele, que têm grande relevância principalmente no campo da Bibliografia e da História do Livro. E por fim, o legado que ele deixou no âmbito das bibliotecas e da formação dos bibliotecários para a construção de uma sociedade brasileira culturalmente à altura do desenvolvimento tecnológico do século XXI.
"Rubens Borba de Moraes: Um protagoniosta invisível" fica aberta para visitação pública até o dia 5 de abril. Para saber mais confira o site da exposição!
Serviço:
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade | Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP
Data: 6 de março de 2023 até 5 de abril de 2023
Horários: Segundas a Sextas-feiras - 10h00 às 20h00 - Sábados - 12h às 18h
IHF lança mostra virtual com seleção de imagens do artista e inventor Hercule Florence, e outras obras inspiradas no artista-viajante
Em reflexão escrita especialmente para o IHF, Cecilia Prada contextualiza os esforços de Affonso d’Escragnolle Taunay na construção do imaginário paulista.