Realizada a partir de aquarela de Hercule Florence, a tela “Moagem de cana de Benedito Calixto” pode ser vista na exposição “Mundos do Trabalho”
Diretor do Museu Paulista, entre 1917 e 1945, Afonso d'Escragnolle Taunay considerava Hercule Florence o "Patriarca da Iconografia Paulista” e reconhecia seus desenhos como documentos da natureza e do cotidiano do século XIX paulista.
Com a missão de preparar o museu para as comemorações do Centenário da Independência, Taunay negociou com os filhos gêmeos de Hercule Florence, Guilherme e Paulo, o empréstimo de um conjunto de obras em papel do pai para ser reproduzida e, assim, constituir uma nova série documental, fotográfica e desenhos aquarelados a bico de pena para o Museu.
Nos anos seguintes, ele encomendou a diversos artistas uma série de pinturas para o Museu Paulista e de azulejos para o Museu Republicano Convenção de Itu, utilizando como matrizes os desenhos e as aquarelas de Florence.
No dia 7 de setembro de 1922, o Museu foi então reaberto, após um período de reforma, como um dos principais eventos das comemorações do Centenário da Independência em São Paulo.
Na ocasião, foram inauguradas cinco salas de exposição, entre elas a A12, “Consagrada à antiga iconografia paulista”.
Esta sala, voltada especialmente para a representação de diversos aspectos do estado de São Paulo, teve as pinturas organizadas nas séries “Cavalhadas em Sorocaba (1830)”, “Cenas de igreja”, “Monções, navegação para o Mato Grosso”, “Primeiras fazendas de café no oeste de São Paulo” e “Tipos antigos”. A maior parte dessas telas foi baseada nas aquarelas de Florence.
Fruto do convênio entre o IHF e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP/USP), nos anos de 2019 e 2020, uma equipe de trabalho foi constituída para pesquisar essas encomendas, resultando no Seminário Internacional “Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence”.
Além disso, também resultou no e-book com o mesmo título, no webinário “Hercule Florence, a produção de imagens e as exposições do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano”, na exposição virtual “Cinco pintores visitam Hercule Florence”, além de verbetes digitais de artistas.
Após um hiato de 9 anos, o Museu Paulista foi reinaugurado e reaberto este ano para visitação durante o Bicentenário da Independência.
Para essa nova fase, a instituição preparou 11 exposições permanentes, entre elas “Mundos do Trabalho”, que apresenta a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil.
Nesta mostra, o visitante poderá encontrar imagens de registro do trabalho no País, como a tela “Moagem de cana, Fazenda Cachoeira” de Benedito Calixto, realizada a partir da aquarela "Engenho de Cana" de Hercule Florence.
Quer saber mais sobre Hercule Florence? Acesse aos nossos conteúdos!
Tags: hercules florence hercule florence iconografia iconografia paulista exposições benedito calixto museu paulista
IHF lança mostra virtual com seleção de imagens do artista e inventor Hercule Florence, e outras obras inspiradas no artista-viajante
Em reflexão escrita especialmente para o IHF, Cecilia Prada contextualiza os esforços de Affonso d’Escragnolle Taunay na construção do imaginário paulista.
IHF disponibiliza o download do e-book “Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien-Taunay e Hercule Florence”.