Em parceria com a BBM, IHF lança versão atualizada do diário de viagem de Hercule Florence, já disponível para aquisição nas principais livrarias — físicas e on-line — do Brasil
Sob o título original em francês, língua materna de Hercule Florence (1804-1879), no livro "L’Ami des Arts Livré à Lui-même. Recherche et Découvertes sur Différents Sujets Nouveaux", este artista viajante e inventor revisitou sua viagem com a Expedição Langsdorff (1825-1829) pelo interior do Brasil e seus registros sobre ela ao longo de mais de vinte anos, dando origem a um manuscrito que sempre esteve de posse de seus descentes e que, uma vez depositado no Instituto Hercule Florence, passou por cuidadoso trabalho de restauro, digitalização e transcrição, dando origem a uma publicação que reúne não só esse processo, como seu fac-símile. Agora, como etapa fundamental desse grande projeto de divulgação da obra de Hercule Florence, o IHF lança, em parceria com a Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM), o livro Viagem fluvial do Tietê à Amazônia pelas províncias de São Paulo, Mato Grosso e Grão Pará.
A nova publicação, originada do manuscrito "L’Ami des Arts Livré à Lui-même", escrito entre 1837 e 1859, foi traduzido para o português e é ilustrado com imagens que pertencem aos acervos da Academia de Ciências de São Petersburgo e da Biblioteca Nacional da França, além dos próprios desenhos que constam em seu manuscrito.
Para complementar a leitura, é possível percorrer essa viagem acessando o mapa interativo da Expedição Langsdorff em nosso site.
Viagem fluvial do Tietê à Amazônia pelas províncias de São Paulo, Mato Grosso e Grão Pará tem distribuição da Edusp e da Martins Fontes e já pode ser encontrada para aquisição nas principais livrarias — físicas e on-line — do Brasil.
Encomende o seu:
Martins Fontes
Livraria da Travessa
Redigido entre 1837 e 1859 como compêndio ilustrado de sua vida e obra, esta é a primeira vez que este manuscrito aparece editado de forma integral. Trata-se de sua obra mais importante - e uma das mais importantes obras para a história da fotografia no mundo.
Instituto Hercule Florence prepara versão traduzida da obra "Cartografia Migrante" da pesquisadora italiana, Chiara Vangelista
Instituto Hercule Florence e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recriam a Expedição Langsdorff em mapa interativo