Biografia explora o espaço social de Hercule Florence
Lançado originalmente em italiano pela Editora Licosia (2022) e publicado em português pelo IHF (2024), Cartografia migrante ganha agora sua edição em francês, em mais uma iniciativa do IHF para ampliar a divulgação da vida e da obra de Hercule Florence em nível internacional.
O livro é a primeira biografia de Hercule Florence depois da obra escrita por Estevam Leão Bourroul (1859-1914), em 1900. A historiadora italiana Chiara Vangelista (Universidade de Gênova) investigou, ao longo de sete anos, a vida de Florence, consultando cerca de 1400 páginas de seus manuscritos fornecidas pelo IHF, entre outras fontes. Ela descreve sua profunda relação com a trajetória do artista-inventor na introdução ao volume:
“É de longa data o meu convívio histórico com Hercule Florence. Encontrei-o pela primeira vez em 1973, num dossiê do Archivio di Stato di Torino; depois no Brasil, onde em 1977 saíra uma nova reimpressão do seu Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829; muitos anos depois, nos meus estudos de etno-história, graças às suas profundas e empáticas observações sobre as sociedades tribais de Mato Grosso; por fim, nos meus estudos de história visual, a propósito da sua representação dos Bororo e dos Apiacá (...).”
Sobre a tradução para o francês, o historiador e pesquisador belga Thierry Thomas, responsável também pela transcrição dos manuscritos de Florence conservados pelo IHF, afirma:
“O trabalho de tradução foi longo e meticuloso, devido à importância da edição original e por sua autora prezar pela nuance e precisão. Mas apresentou poucos problemas, em parte porque eu conhecia bem o assunto e, em parte, porque me beneficiei da colaboração entusiasmada e muito útil da professora Vangelista.”
Com projeto gráfico idêntico ao da edição em português, do premiado designer Gustavo Piqueira, a versão em francês tem capa em cor diferente. Impresso na gráfica Opero Srl, em Verona, Itália, o livro foi rodado com papel Munken Print 115g no miolo e Munken Lynx 240g na capa, garantindo uma ótima reprodução das cores.
O IHF também prepara para breve as edições em inglês e espanhol de Cartografia migrante, ambas com tradução de Carol Colffield.
O volume em francês já pode ser adquirido na livraria do site do IHF:
https://ihf19.org.br/pt-br/livraria/livro/13/cartographie-migrante
A vida de Hercule Florence no contexto migratório do século XIX