A Universidade Federal do Mato Grosso oficializa a incorporação do valioso manuscrito ao seu acervo; conheça mais sobre a obra e como adquirir seu exemplar
Amanhã, 8 de agosto de 2024, às 16h, a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) realizará uma cerimônia especial para oficializar o recebimento do fac-símile "L’Ami des Arts", manuscrito de Hercule Florence, que reúne sua autobiografia, descrição de suas invenções e a versão final do relato da viagem fluvial empreendida pela Expedição Langsdorff (1825-1828). O evento será realizado na reitoria da universidade e marcará a incorporação desta valiosa obra ao acervo da instituição.
Depositário dos originais, ao longo de 10 anos, o Instituto Hercule Florence (IHF) promoveu o restauro, a digitalização em alta resolução, a transcrição diplomática do manuscrito original e a produção da obra composta por 300 exemplares numerados. "L’Ami des Arts" foi redigido por Florence entre 1837 e 1859 como compêndio ilustrado de sua vida e obra e destaca as inovações de Hercule Florence no campo da fotografia e das artes gráficas. Florence, reconhecido como um dos pioneiros da fotografia no Brasil e no mundo, detalhou suas experiências e descobertas nesta publicação. Além da transcrição do manuscrito a obra - produzida pelo IHF - traz a reprodução fiel da obra original, preservando todos os detalhes gráficos e textuais que a tornam um documento histórico de inestimável valor.
Para aqueles interessados em possuir um exemplar, o livro está disponível para venda no site do IHF. Esta é uma oportunidade única para colecionadores, instituições e interessados na história da fotografia de adquirir uma obra que documenta uma parte crucial da evolução das artes visuais. Cada exemplar é produzido com a mais alta qualidade.
Diversas instituições de renome já possuem exemplares em seus acervos, reafirmando sua relevância cultural e acadêmica. Entre essas instituições estão o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga), a Biblioteca Nacional da França, a Universidade de Princeton, Harvard, Casa Oswaldo Cruz, Unicamp, Instituto Moreira Salles, Instituto Robert Bosch, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), Museu Nacional, entre outras.
A iniciativa de publicação de "L’Ami des Arts" pelo IHF e a aproximação de diversas instituições do Brasil e do mundo com a história de Hercule exemplifica como ações desse tipo podem enriquecer o patrimônio cultural e acadêmico do país.
Para mais informações sobre o fac-símile "L’Ami des Arts" e aquisição do exemplar acesse aqui.
Redigido entre 1837 e 1859 como compêndio ilustrado de sua vida e obra, esta é a primeira vez que este manuscrito aparece editado de forma integral. Trata-se de sua obra mais importante - e uma das mais importantes obras para a história da fotografia no mundo.
Co-editado pelo IHF e pela BBM/USP, publicação conquista primeiro lugar na categoria "Projeto Gráfico" na premiação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU)
Em parceria com a BBM, IHF lança versão atualizada do diário de viagem de Hercule Florence, já disponível para aquisição nas principais livrarias — físicas e on-line — do Brasil