Obras de Mariana Esteves Martins e Maria Aparecida Menezes Borrego retratam os 100 anos da trajetória da instituição
Que tal explorar a história por trás da fundação do Museu Republicano de Itu e acompanhar seu percurso ao longo de 100 anos? Dois lançamentos da instituição e Edusp, te guiam por essa jornada histórica.
“A Formação do Museu Republicano ‘Convenção de Itu’ (1921-1946)”, de Mariana Esteves Martins. A obra narra o processo de formação institucional do Museu por meio de documentos como registros fotográficos e extensa correspondência da diretoria, e analisa as concepções de passado, de acervo e de exposição do local, bem como as relações estabelecidas com governantes, doadores e artistas.
Em paralelo, “Museu Republicano ‘Convenção de Itu’: 100 Anos em 100 Objetos”, organizado por Maria Aparecida Menezes Borrego. A obra retrata a trajetória centenária do Museu por meio das peças de seus múltiplos acervos, entre elas: cerâmicas, ferramentas de trabalho, objetos decorativos, móveis, pinturas, manuscritos, fotografias, cartões-postais, cardápios e muitos outros suportes da vida paulista e brasileira.
Vale destacar que uma parte considerável do acervo da instituição foi encomendada por Afonso Taunay a partir de matrizes realizadas por Hercule Florence, como mostra os resultados do projeto Patriarca da Iconografia Paulista, realizado por meio de uma parceria entre o IHF, o MPUSP e o Museu Republicano de Itu.
O lançamento será realizado no próximo 24 de fevereiro às 11h, no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu.
Preservação, pesquisa e divulgação de textos e iconografia de Hercule Florence e dos viajantes e suas narrativas de viagem publicadas no Brasil do século XIX
Realizada a partir de aquarela de Hercule Florence, a tela “Moagem de cana de Benedito Calixto” pode ser vista na exposição “Mundos do Trabalho”
IHF lança mostra virtual com seleção de imagens do artista e inventor Hercule Florence, e outras obras inspiradas no artista-viajante