Coleção Cyrillo Hercules Florence chega ao Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles anunciou na última sexta-feira, 11 de agosto de 2023, a aquisição da coleção Cyrillo Hercules Florence, que contém a mais significativa parcela da obra e dos documentos do artista, naturalista e inventor Hercule Florence (Nice, França, 1804 - Campinas, Brasil 1879). Até então sob a guarda da família, o conjunto foi reunido pelo neto de Hercule Florence, Cyrillo Hercules Florence (1901-1995).
“Trata-se de mais uma notícia espetacular sobre Hercule Florence no século XXI. Parabéns ao IMS. O IHF está muito feliz com essa aquisição”, comenta Antonio Florence, tetraneto de Hercule Florence e fundador do IHF.
Composta por cerca de 1.200 itens, a coleção reúne obras originais únicas de Florence, como pinturas, desenhos e aquarelas, que se constituem em um dos mais destacados conjuntos de registro iconográfico sobre diferentes aspectos do Brasil ao longo do século XIX, além de centenas de manuscritos e documentos sobre os projetos, as experiências e as descobertas de sua autoria, incluindo exemplares raríssimos de seus experimentos fotográficos pioneiros e dezenas de exemplares de suas descobertas e inovações em diferentes processos de impressão gráfica, como a poligrafia e o papel inimitável.
As aquarelas e os desenhos feitos por Florence durante a Expedição Langsdorff (1825-1828) compõem um dos mais importantes registros da flora, da fauna e do modo de viver no Brasil do século XIX. Diários e manuscritos com as descrições das invenções do artista e inventor, além de cartas e documentos, também fazem parte da coleção.
Um dos grandes destaques da coleção são os resultados de seus experimentos com materiais fotossensíveis – um reduzido número de objetos fotográficos remanescentes considerados os mais antigos das Américas e que confirmam Florence como um dos precursores da invenção da fotografia em nível mundial. O feito foi provado com as análises físico-químicas realizadas em parceria com o IHF e anunciada durante o Seminário Internacional Cento e Noventa Anos dos Experimentos Fotográficos de Hercule Florence, realizado pelas duas instituições em maio de 2023.
Em fase de organização após a chegada ao IMS, a coleção passará por detalhada triagem e inventário, bem como por exame e análise do estado de conservação e preservação de todos os seus itens. Enquanto isso, preparam-se as fases de pesquisa e catalogação para que o conjunto possa ser divulgado e difundido. Com a chegada e futura digitalização da coleção Florence, a instituição reafirma seu compromisso de manter à disposição dos pesquisadores e do público em geral imagens de alta qualidade e correspondentes metadados das obras que integram suas coleções.
Inventor de um dos primeiros processos fotográficos do mundo, Hercule Florence foi, certamente, um dos mais interessantes e notáveis estrangeiros que se estabeleceu no Brasil, no século XIX. Além de inventor, foi desenhista, pintor, tipógrafo e naturalista.
“Não teria eu iniciado a arte mais do que maravilhosa de desenhar qualquer objeto, sem dar-me ao trabalho de o fazer com a própria mão?” Hercule Florence, 24 de junho de 1833
Evento contará com apresentação dos resultados da pesquisa científica que comprovam suas conquistas pioneiras